Recent twitter entries...

Cadeia Educação I

0
Existe um lugar onde a sociedade acredita operar a reabilitação dos menores infratores.
Existe um lugar onde se objetiva a socioeducação, no entanto, o aspecto pouco educacional grita diante dos olhares humanos.
Grades, cercas, detenção máxima. São sócio-educandos sublocados em condições de contenção física assustadora. Questiona-se aqui o sucesso dessa operação? Quem Sabe! Assustador, de fato, é encontrar rostos marcados de dor e raiva, com um olhar de criança que pede colo, encerrados em algemas.
Os muros contém uma extensão mensurável, mas não pouco impressionante. Sua altura assusta igualmente. estarrecido passa a ser o sentimento se houver reparo no gradil na ponta do paredão que circunda. Quem pensa que está acabado, engana-se. Ainda encontra-se cães ferozes pós muros, e uma grande contenção em cerca e com guaritas.
De que afina, afinal se fala?
De um educandário de sócio-educação! Claro que diante de um nome bonito quanto este é possivel imaginar sim, um lugar retirado, um lugar com disciplina rígida, um lugar com esperanças contidas e sonhos descobertos, de novos horizontes encontrados. Mas o ambiente que se encontra não corresponde a essa ingênua imagem.
Vários filósofos e sociólogos podem nos remeter a uma idéia de semelhante parecer. Quanto há necessidade de reenquadramento, readequação social de algum individuo a primeira imagem que surge é sim de lugares afastados, retirados, que possam levá-lo a refletir e apresentar um comportamente diferente.
Mas pasma-se com a possibilidade de existência de correções pesadas. Existe sim, possibilidade de readequação, ou como dizem, socioeducação. Possibilidade vislumbrada em raras vezes. São variados os relatos de situações que não alçam seu sucesso. Será hora de se questionar o papel de cada um na sociedade, no ordenamento de cada coisa e na reação que cada uma apresenta?
Bem, esclarecido o objeto principal desta prolação, questiona-se: qual seria o modelo ideal realizável de educação? Com um modelo sócio-educacional realizado, pode-se, enfim, realizar-se a socioeducação? Serão, as medidas socioeducativas, necessárias?
Cadeia? "Não! Este é um lugar de socioeducação para meenores que comentem infrações ou delitos que, ainda longe de seus modelos ideais, procura preparar esses menores infratores para que possam recomeçar a vida novamente. Os profissionais que se relacionam com estes garotos e trabalham por eles são, igualmente, humanos. Envolven-se com suas vidas, partilham sua existência. Vazia? Não! Repleta de desejo de conhecer e ajudar, de modificar, que emocionadamente acreditam no seu serviço." - Na sala administrativa.
Cadeia?"Sim! Esse é o lugar onde agente vem depois de fazer um crime. Algema, grades, polícia... tudo de cadeia, tem até hora pra receber visita, tem gente que é pior e tem gente que é melhor, mas pelo menos os piores ficam junto em um lugar separado dos melhores. tem um monte de gente que passa por aqui, olha pra gente com pena. Nem podemos ir no banheiro sem algemas. Nossa existência busca um sentido. Repleto? Quem sabe! Por vezes o sentimento humanizante penetra na alma, outras o silencioso apelo da alma não pe ouvido, em outras ainda, o coração já não responde mais aos estímulos humanos. Que fazer?" - No rosto de um garoto na ante sala de espera, aguardando sua consulta.


continua....