Recent twitter entries...

O que é o tempo?

0


Caros leitores, seguidores, companheiros de compartilhamento das minhas malucas ideias... peço desculpas pelo tempo que não publico nada para deleite de vossa leitura. Estou com muitos textos guardados da cabeça, falta tempo para passá-los para pas pontas dos dedos e compartilhar com vocês.

Mas antes de todos, quero pensar um pouco sobre o tempo. O que é o tempo? Dizemos que não temos tempo pra isso, nem para aquilo... enfim, sabem como é!? Mas a verdade é que não temos o tempo mesmo. E tampouco sabemos o que ele é, ou quem é, ou como é. Ou será que você sabe? Se souber me conta!

Quando dizemos "Claro que sabemos o que é 'uma hora'!", mas será que sabemos mesmo. Afinal, nunca vemos o tempo em si. Falamos da "uma hora" que vai acontecer, logo ainda não sabemos quem ela é. Depois que ela passou, dizemos "viu, isso foi 'uma hora'", mas ainda assim, ela já aconteceu, não a temos conosco.

Aí alguém me disse, mas quando estamos no meio da hora acontecendo sabemo o que ela é. Pensei um pouco sobre isso. Ainda acho que não, pois depois que já passou metade da hora e ainda tem metade por vir, estamos em 30 minutos. Mas ainda assim, o número 30 não diz muita coisa, pois é o mesmo caso da hora, 30 minutos antes ele não tinha acontecido, e quando passa, já aconteceu. Complexo?! Meio louco também!

Já li muitas coisas que falam sobre o nosso cérebro organiza o pensamento e as coisas que pensamos, ou vemos, ou lemos. Quando algo parece pouco compreensível ele tenta enquadrar em qualquer coisa parecida que já tenha visto, isso para ter um conforto de não se sentir "burro". Então, o normal é que quem está lendo isso não esteja conseguindo, ou querendo, acompanhar o raciocínio. O pior de tudo, é que mesmo sem acompanhar profundamente o pensamento já sabemos que é uma verdade. E parece que saber disso é ainda mais chato do que não entender.

O tempo é uma ilusão, não sabemos como é, onde está, como será, e quando passa, pouco sabemos do que foi. É, nada fácil mesmo para nossa mente humana e que precisa de métricas e tudo mais. O que mais me indaga agora é que mesmo como ilusão, o tempo ainda manda na vida da gente. Meu tempo agora acabou, passaram-se alguns minutos, não sei quantos, nem como foram, se correram ou andaram nas pontas dos pés. O que sei é que tendo passado, tenho que começar a trabalhar, muitas coisas me esperam. Desejo que o questionamento te invada e você possa pensar muito sobre o assunto!