Recent twitter entries...

Enem aí com as provas...

0
Publicado no Blog "Giro Sustentável" - Gazeta do Povo em: 17/11/2010

Foi um divisor de opiniões... que bom... opinaram... será que teremos mais?

Muita polêmica tem sido vista nos últimos dias acerca das provas do Enem. Tem gente dizendo que não tem culpa, outros têm colocado a culpa em terceiros... Apareceram até propostas para várias provas durante o ano. “O problema dele é seu gigantismo”, “o problema é sua tentativa de unificação”, "é um trem descarrilado e sem maquinista"; enfim, opiniões existem várias, problemas também. No entanto uma coisa em meio a todo esse barulho chama atenção.

Tem gente protestando. Há estudantes fazendo isso. A capacidade de mobilização estudantil é impressionante. E a forma de fazê-lo é bastante expressiva, narizes de palhaço dizem muito sobre o sentimento de cada um diante dos acontecimentos vivenciados. O mais interessante de tudo é que as provas erradas são apenas a ponta de um iceberg.

Por detrás de uma prova com erros, que será ou não refeita, está o sonho da juventude, a evolução do país, o desenvolvimento da sociedade. Ter pessoas bem preparadas é um interesse coletivo - ou pelo menos deveria ser. O maior problema, então, não é o erro na prova, é a falta de respeito de um sistema gigantesco, com grandes exigências e fortes promessas de qualidade. Lembrar que isso não está acontecendo pela primeira vez faz crescer ainda mais a percepção ruim da forma como é tratada a educação.

Se a educação é importante o suficiente para estar em todos os belos discursos e planos de governo, não pode ser tratada desta forma. Os prejuízos causados são enormes. É assim que a promessa de futuro, a educação, cumpre seu papel? Qual o significado real da educação? E quanto a nós, como devemos nos posicionar? Qual o nosso papel?