Recent twitter entries...

Platão e um ornitorrinco entram num bar...


Estava eu a procura de um tema interessante, inspirador, para minha delícia de escrever... a primeira vista nada me ocorria, mas enquanto caminhava para casa, no tradicional frio curitibano, pensava (para manter algo funcionando naquelas condições climática...) no que poderia tratar... Lembrei da última experiência interessante (das que pretendo contar aqui) que ocorreu nesta semana. Comprei livros, comprar livros é tudo de bom... e um deles, cuja leitura me atraiu logo e fez-me colocá-lo em primeiro na fila é "Platão e um ornitorrinco entram num bar...", a filosofia contada com humor...e vou aproveitar para compartilhar um trecho. Diz, um dos capítulos, "a existência precede a essência". Se você concorda com essa frase, você é um existencialista, se não concorda, continua existindo, mas está essencialmente por fora do existencialismo. Quem estudou, ou estuda um pouco sobre a filosofia, logo se depara com uma tensão entre as ideias de adsoluto presentes em Hegel, e o estranhamento existencial que os filósofos existencialistas anunciam. Uma piada clássica nos ajuda, diz o capítulo do livro. Vemos ver:

Um homem está fazendo amor com a esposa de seu melhor amigo quando ouve o carro do marido chegando na casa. Ele se enfia no guarda-roupas. O marido entra, vai ao guarda-roupas para pendurar o paletó, vê o amigo nu lá dentro e diz:
- Lenny, o que você está fazendo aí?
Lenny cordatamente encolhe os ombros e diz:
- Todo mundo tem de estar em algum lugar.

Essa é, claro, uma resposta Hegeliana a uma pergunta existencialista. O marido quer saber por que Lenny está especificamente naquela situação, nu, na casa dele, no armário (que marido bobo, acrescento, que falta de leitura de mundo e de contexto, não sabe somas 1+1)...mas o amigo responde, por razões pessoas, a uma outra pergunta "por que alguém está em algum lugar em vez de em nenhum lugar?"...(pág. 134)

Sem dúvida a forma de entender e explicar filosofia muda dentro desta perspectiva apresentada pelos autores. Afinal, filosofia não é algo desconectado da realidade.. há sempre algo de importante que contribui para a compreensão de uma série de acontecimento... o fato é que muita gente não está interessada em compreender...apenas assistir... tudo... não abrindo a boca para falar bobagem depois...está tuuuudo certo.

Comments (0)

Postar um comentário

Que Maravilha!
Você também tem algo a dizer, isso é bom!

escreva aí...