Recent twitter entries...

Educação em cena: Vamos Fazer Teatro?

Publicado no Blog Giro Sustentável - Gazeta do Povo em 16/09/2010

Alunos do projeto, em cena: teatro pode ser um poderoso aliado para a escola

Quem nunca foi a um teatro, ou viu uma encenação de rua, ou na TV ou, ainda, testemunhou cenas de amigos e conhecidos? Representar é uma necessidade humana. As pessoas sempre representam suas tristezas, angústias, alegrias, carências. Assistir a uma peça teatral ou fazer teatro é ver o mundo e se perceber parte deste mundo.

Na escola, o teatro é um poderoso aliado para gravar na memória um determinado tema, ou para refletir, através de um impacto emocional, sobre questões morais e sociais. Usar as técnicas de teatro como forma de contribuir para a formação humana é prática consistente desde os tempos dos filósofos gregos, como Sócrates e Platão. O teatro era, naquele tempo, um formador da personalidade do homem e um instrumento de difusão do conhecimento e prazer literário.

O Instituto RPC, em parceria com o Teatro Parque da Criança, desenvolve o Projeto Vamos Fazer Teatro, que visa promover a interação social e cultural dos estudantes e trabalhar a sua formação artística. O projeto contribui para melhorar indicadores escolares, para o aumento do nível de socialização e expressão, a diminuição dos índices de violência e o estímulo ao protagonismo juvenil, além de mostrar novas perspectivas profissionais.

O projeto promove participação e envolvimento de professores, alunos, diretores, pais e comunidade; contribui para que os alunos se tornem mais disciplinados, desinibidos e melhorem o rendimento escolar; e aumentem a frequência escolar.

Além disso, o projeto proporciona benefícios sociais e acadêmicos. Formar grupos de teatro com os alunos alimenta seus sonhos e levanta sua auto-estima. É perceptível no rosto dos estudantes a empolgação por participar das atividades. Eles encaram os compromissos com seriedade e fica claro o empenho dos alunos em prestar atenção ao personagem, entender o texto e superar seus limites para encenar com qualidade, oferecendo o melhor de si.

Comments (0)

Postar um comentário

Que Maravilha!
Você também tem algo a dizer, isso é bom!

escreva aí...