Recent twitter entries...

Onde foi parar nossa coragem?

Do Blog Giro Sustentável, autoria de Everton Renaud

Não é difícil acessar um site que fale sobre sustentabilidade, nem é tão complicado compreender e integrar com a vida o sentido da sustentabilidade. Muitas vezes quem escreve os textos sobre o assunto até sente certa carência de temas, ou sente necessidade de aprofundar os conceitos, dicas e ideias que já foram tratados antes. Mas por mais que se fale, o simples sempre precisa ser relembrado.




Uma imagem comum em veículos de transporte coletivo é a da pessoa que abre sua guloseima e se livra rapidamente do pacote. Desde os salgadinhos, doces, até as aparentemente inofensivas balinhas de pacote transparente, são todas ameaças para a vida. Ao pensar por esse ângulo pode até parecer, num primeiro momento, um exagero, mas fique certo de que não é.



Quanto tempo aquele papelzinho de bala vai ficar aqui até desaparecer da face da terra? Esse é um dado já conhecido e espantador - mais de cem anos é muita coisa. E para onde ele vai depois que sai da nossa mão? Muita gente tem a sensação de que se não vê mais o lixo, então ele não existe mais. Mentira! E nesse espaço já dissemos em outra ocasião, nossa responsabilidade pelo lixo que geramos não acaba quando ele não está mais ao nosso alcance.



“Mas é só um papelzinho!” Dizem algumas pessoas, quando perguntadas sobre o que estão fazendo. Será que todos os pobres papeizinhos solitários, quando unidos a outros de sua espécie não podem gerar grandes problemas?



Não é tão importante montar uma grande equipe que dedique um final de semana, ou uma semana, ou ainda um mês inteiro para retirada de lixo das ruas. Mais importante do que isso é não colocar mais lixo lá. E para fazer isso não precisa de um grande grupo e nem de dias e dias, apenas de consciência.



Talvez isso tudo seja apenas uma experiência pessoal do autor desse texto, se isso for verdade, é muito melhor. Mas se não for, onde está nossa responsabilidade de guardar o lixo e reduzir a geração de resíduos? E nossa coragem de intervir quando isso não acontece, onde foi parar?

Comments (0)

Postar um comentário

Que Maravilha!
Você também tem algo a dizer, isso é bom!

escreva aí...