Recent twitter entries...

Como você lê a educação hoje?

Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, as necessidades de melhorias e o papel dos educadores. O período em que estamos permite que a educação esteja em pauta de várias formas e por diversos olhares. Eleições, muitos discursos abordam a educação, atribuindo-lhe sobrenomes, como “de qualidade”, “para todos” e outros. Parece que o próprio nome já não tem um enorme significado. Divulgação de resultados de avaliações oficiais, mais um item que coloca em pauta a educação, fala-se em Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, discute-se sobre as médias baixas, criticando-as, as notas elevadas são questionadas, relativizadas.

E, além de tudo isso, ainda tem as conversas sobre a desigualdade da educação em todo o país. Não podemos esquecer a validade, necessidade e qualidade do ENEM que também andam sendo colocadas em pauta.
Lembre-se, ainda, que tramita um projeto de lei para “incentivar” os professores com o pagamento de um 14º salário, obviamente condicionado à melhoria dos “alunos” – leia-se: escola – nas avaliações oficiais. Mais uma pauta que tem dividido as opiniões de vários setores da educação.

Vamos fazer um exercício de raciocínio simples, retirar todos os estigmas e enfeites presentes na educação. No fim de tudo, resta a educação em si. Onde o grande sucesso é a aprendizagem, o grande mérito é a formação do ser humano. O educador Ruben Alves, no texto “Escola – Fragmento do Futuro”, transpõe o entender de escola como entre - muros e fala da educação que sonha para seus filhos, e conclui dizendo “... e que a escola seja esse espaço onde se servem às nossas crianças os aperitivos do futuro, em direção ao qual os nossos corpos se inclinam e os nossos sonhos voam...”.

Ao observar que o sucesso da educação em si mesma é a formação de seres humanos, os homens e mulheres que sonhamos para o mundo sustentável, não parece, no mínimo, questionável empreender tanto tempo e energia com estas discussões? Não que não seja reconhecida a validade de todos estes esforços. Mas parece mais importante fazer com que a educação seja o que deve ser, e então fazer os acréscimos importantes. Qual sua leitura desta realidade?

Comments (0)

Postar um comentário

Que Maravilha!
Você também tem algo a dizer, isso é bom!

escreva aí...